sábado, 19 de abril de 2008

Morcegos


Os morcegos são mamíferos pertencentes à Classe Mammalia, e caracterizam-se por animais vertebrados, possuidores de corpo coberto de pêlos e que nutrem seus filhotes no início de seu desenvolvimento por leite secretado pelas glândulas mamárias das fêmeas. Classe Chiroptera. Algumas espécies já estão ameaçadas de extinção.

São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo.
Apresentam hábitos crepusculares e noturnos e parte significativa das espécies orientam-se pela ecolocalização, emitindo sons de alta freqüência, inaudíveis ao homem, que ao esbarrar em algum objeto, retornam sob a forma de eco.
Os morcegos estão em quase todo o planeta exceto naqueles locais muito quentes ou muito frios e em algumas ilhas isoladas.

Principais abrigos de morcegos:
• nossas casas (forros, sótãos e porões, frestas nas paredes e marquises)
• construções abandonadas
• torres e forros de Igrejas
• cavernas e grutas
• túneis, bueiros e passagens de gado sob as rodovias
• silos
• pontes
• cisternas ou poços
• copas e folhagens de árvores e arbustos
• vão de dilatação de prédios
• ocos de árvores
• fossos de elevadores
• estábulos
• cachoeiras.

Os morcegos comedores de frutas, ou frugíveros, espalham sementes que logo se tornarão árvores, salvando desta forma nossas matas tão atacadas pela mão do homem.
Nas regiões de cerrado e florestas como a Amazônia e mata atlântica, os morcegos são os grandes responsáveis pelo reflorestamento, sem eles as florestas estão condenadas. Alguns morcegos se especializaram em comer pólen. Ao passear de flor em flor eles vão fazendo a polinização e criando vida.
Os carnívoros usam sua poderosa visão a ecolocalização e sons emitidos de suas presas para encontrar comida. Morcegos pescadores capturam suas presas dentro d'água e usam a ecolocalização durante a pescaria.
Os morcegos hematófagos se alimentam de sangue. Alguns de aves e pássaros, outros de grandes animais como vacas e cavalos.
Um bom e esperto morcego insetívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle de população.
Os morcegos comedores de frutas espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de nossas florestas e matas.
Uma variedade enorme de plantas depende quase que exclusivamente dos morcegos para e/ou espalhar suas sementes, perpetuando as espécies.
Há, pelo menos, 40 milhões de anos, eles se alimentam do pólen e do néctar das flores. A dieta, que pode ter se iniciado por acaso, faz com que esses animais contribuam para a regeneração das florestas e para a disseminação e distribuição de várias plantas.
Cerca de 250 espécies de morcegos dependem parcial ou totalmente das plantas como fonte de alimento. Para se ter uma idéia da importância dos morcegos, basta dizer que cerca de dois terços das angiospermas das florestas tropicais do mundo são polinizadas por eles.
Os morcegos apresentam uma gestação de dois a sete meses, dependendo da espécie. Os insetívoros têm um período de gestação de dois a três meses, enquanto que os fitófagos (frugívoros e polinívoros), em torno de três a cinco meses. O mais longo período de gestação pertence aos morcegos hematófagos, tendo uma gestação em torno de sete meses. Os filhotes (geralmente um por gestação) nascem sem pêlos ou com uma pelagem tênue.
O morcego em muitas espécies baseia-se na presença de um macho dominante em relação a um grupo de fêmeas. A monogamia ocorre em poucas espécies. A longevidade destes animais pode chegar a 20 anos no caso dos morcegos hematófagos e 30 anos para os morcegos insetívoros.
Os morcegos procuram abrigos que possuam condições que atendam suas necessidades de temperatura, umidade, luminosidade e acasalamento. Utilizam cavernas, frestas em rochas, forros e sótãos, porões, edificações, folhagens e copa de árvores e palmeiras para serem ocupados como abrigos.
A arborização urbana fornece abrigo nas copas e ocos das árvores, além de alimento através de flores e frutos. A iluminação da cidade atrai um grande número de insetos que são o alimento das espécies insetívoras.
Muitas espécies de árvores fornecem alimento para os morcegos fitófagos como, por exemplo, o abacateiro, amoreira, bananeira, café, figueiras, goiabeira, mangueira, sapucaia e outras.

Em caso de mordida ou mesmo um arranhado por morcegos faça o seguinte:
• lave o local com bastante água e sabão
• não mate nem jogue fora o animal
• procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa imediatamente
• ligue para o Laboratório de Animais Peçonhentos de sua cidade, isso é muito importante para você e para toda a comunidade, pois o morcego tem que ser examinado.

Um comentário:

Anônimo disse...

De quem são as fotos?